O Brasil está despertando para o potencial do design. Prova disso são os investimentos na área. Em 2005, o que a indústria aplicava em design representava 4% de tudo o que era investido em pesquisa e desenvolvimento. Hoje são 10%, o equivalente a R$ 6 bilhões.
Muitos já entenderam que design e inovação são um fator competitivo e fundamental para alavancar uma empresa, o que também rende prêmios e reconhecimento internacional. Sérgio Mássimo Resende é empresário, diretor de uma fábrica de móveis na região metropolitana de Belo Horizonte e, depois que passou a investir em design, viu as vendas aumentarem e seus produtos serem premiados internacionalmente.
Anna Carolina Maccarone, gerente executiva da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), revela que “lá fora (no exterior), eles têm a percepção de que o produto brasileiro é bom”. Ellen Kiss, diretora da Abedesign, é coordenadora da missão que levou, com apoio da Apex-Brasil, 13 empresários para Londres, a fim de conquistar clientes e fazer novos negócios. Eles participaram do Global Design Forum no London Design Festival, principal evento mundial do setor, realizado em setembro.
Já no Brasil, acontece até dia 31 deste mês a 4ª edição da Bienal de Design, em Belo Horizonte. O tema este ano é “Diversidade Brasileira” e explora as vertentes étnicas, a diversidade dos recursos naturais e o olhar econômico/produtivo.
Fontes: Jornal da Globo e Design Brasil