Em qualquer projeto de design, dentro de uma metodologia, temos que fazer uma imersão para visualizar e entender o universo que ronda o tema do projeto. Designers utilizam este processo para desenvolver produtos e serviços. E se os designers usassem exatamente a mesma metodologia, mas para um fim mais amplo? Por que não fazer o design ou o redesign da administração de empresas?
Muitas empresas, até mesmo grandes corporações estão em dificuldade ou não crescem como gostariam por um simples, mas destrutivo fato, de utilizar modelos de gestão obsoletos. Não dá mais para abaixar preços e reduzir custos para ser mais competitivo. Pensar e agir sempre da mesma forma, em um mundo de constante mudança e esperar resultados diferentes é insanidade como diria Albert Einstein.
O lado esquerdo do cérebro, responsável pelas ciências exatas, está em um processo de conscientização de que sozinho não consegue maiores resultados. É hora do lado direito do cérebro colaborar com seus conhecimentos para encontrar meios não-convencionais na gestão empresarial e alcançar os objetivos esperados. Lançamos aqui neste post uma idéia, que é ao mesmo tempo um desafio, para os designers de nosso país. Introduzir no mercado um novo serviço para as empresas: o Design da Gestão. Pensar como um presidente de empresa utilizando um método de design para tornar a administração flexível e de alto desempenho. Loucura? Não, inovação.
Abraços,
Eduardo M. Borba