Já abordei aqui no blog a problemática dos plásticos nos oceanos. Recentemente, essa mesma preocupação levou uma equipe de designers franceses, liderada por Elie Ahovi, a criar um equipamento chamado Drone Marine, que promete coletar todo o plástico em alto mar.
Trata-se de um veículo coletor, que funcionaria como uma rede de pescador guiada via satélite, movido a baterias superpotentes capazes de mantê-lo funcionando por duas semanas, e parte do mesmo princípio aplicado na limpeza de piscinas, retendo toda a sujeira para ser descartada em outro local.
Para garantir que o equipamento retenha apenas lixo, a equipe embutiu ao dispositivo sensores de som, que emitem ondas sonoras capazes de afastar peixes e outros animais a fim de evitar que eles sejam capturados acidentalmente.
Seriam necessários milhares de Drone Marines que, soltos no mar, seguiriam a um ponto de encontro quando estivessem totalmente cheios e capturados por um navio, onde seriam limpos e devolvidos ao oceano.
Por enquanto o Drone Marine é um conceito, não há previsão para ser comercializado. Mas mesmo que um dia seja, o plástico é só um dos problemas. Esgoto, lixo industrial e diversos tipos de resíduos são despejados descaradamente por nós, “civilizados” humanos, todos os dias nos mares.
A idéia é boa para reverter o estrago que já foi feito, mas para que os oceanos voltem a ser limpos, precisamos mesmo é reciclar nossos pensamentos, nossas atitudes, e adotar posturas coerentes com uma espécie que se diz civilizada.
Fontes: Greenvana, Ciclo Vivo, Tech Tudo.