Uma forma de reconhecer bons projetos de design são os diversos prêmios organizados por diferentes associações e companhias nacionais e internacionais. Através de selos e troféus, que representam a conquista dos prêmios, os designers têm uma forma de agregar valor aos seus trabalhos no mercado, isto é, de ter uma ferramenta de marketing. Entretanto, os prêmios existentes não são a única e nem mesmo a principal forma de agregar valor ao design e para seus profissionais.
Muitas vezes os prêmios são conquistados por projetos conceituais que não foram e nem serão lançados no mercado. O melhor prêmio para o setor são aqueles projetos em que o design permitiu o acesso de um cliente, produto ou marca em outro mercado, que aumenta a competitividade gerando emprego e renda para o país. Vamos à outros exemplos. Projetos que reduziram custos das empresas em tempos de crise e que simultaneamente melhoraram a funcionalidade de seus produtos e serviços. Um sorriso de um presidente de empresa vendo o relatório de ROI (retorno sobre o investimento) do projeto de design e seus resultados reais no mercado. Projetos de design que elevam a aceitação dos consumidores criando um melhor relacionamento marca-mercado e por conseqüência tendo uma projeção de faturamento saudável. Projetos que realmente agreguem valor, ou seja, que aumentem a margem de lucro das empresas para que estas possam ter mais investimentos na qualificação e benefícios dos seus funcionários. Projetos que efetivem o conceito de sustentabilidade, não só ambiental, mas também sócio-econômica. Enfim, o melhor prêmio do design é o reconhecimento do mercado pelos resultados que gerou para as empresas, para os consumidores e para o país. Que fez melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Sabe-se que ainda existe muito preconceito com a atividade de design. E se o setor continuar agindo desta forma, que prioriza mais conceitos do que resultados propriamente ditos, persistirá o preconceito, pois as empresas e consumidores querem marcas, produtos e serviços que façam real diferença em suas vidas, que lhe dêem resultados. Ou você acha que a Apple está preocupada em ganhar prêmios de design com seus produtos?
Abraços,
Eduardo M. Borba
Além de que os prêmios de design são conhecidos entre os profissionais da área. Uma pessoa leiga não sabe o que é e muito menos vai dar valor a isso, e ao design.
É verdade. E a única oportunidade que a população teve contato com isso foi numa novela do horário nobre da Plim-Plim. Mesmo assim foi pontual e não transmitiu a realidade da atividade.
Eduardo,
Acho muito pertinente sua citação precisamos de idéias funcionais que culminem em produtos que solucionem problemas reais certo?
Adorei.. acredito que o designer precisa pensar como seres reais que enfrentam dificuldades no dia-a-dia assim como seus clientes.Parece óbvio mas nem sempre é assim a extrema preocupação com o “conceito” muitas vezes inviabiliza a função comprometendo o acesso do produto em um mercado mais abrangente.Daí a importância de incentivar prêmios na área que tenham essa relação em seu critério de escolha do que é “melhor projeto”.
abraço
Patricia
Patricia, muito bem colocado! O ideal é perseguir o equilíbrio com a equação: Conceito + Resultados = Design.
Acredito que ser conceitual tem sua importância, mas, conceito por conceito fica sem sentido, na minha opinião, sem uma aplicação real, funcional e que permita contribuir para uma melhor qualidade, seja ela ambiental, econômica, social, cultural e por aí vai. Por isso concordo com vc de que a melhor premiação é o reconhecimento, é a melhoria de uma acessibilidade ou atividade prática, proporcionada por uma inovação provocada pelo Design.
Abraços!
Grande André! Talvez inserir os resultados práticos dos projetos de design como um dos requisitos dos prêmios, fomente mais empreendedorismo no setor. Precisamos de mais EMPREENDESIGNERS!