DestaquesNotícias

560 anos de design

By 16 de abril de 2012 janeiro 14th, 2019 No Comments

O design no Brasil surgiu na forma como o conhecemos, ou seja, com essa nomenclatura, suas instituições de ensino e sua influência européia, por volta dos anos 50/60. É certo que, anterior a esse período, o país já apresentava vasto repertório de produtos que poderiam ser considerados design.

No entanto muito antes do surgimento oficial do design no mundo, no século XVIII com a Revolução Industrial, e antes mesmo de nosso país existir, já no século XV se fazia design. Há exatos 560 anos nasceu em Anchiano, na Itália, o precursor do design, Leonardo da Vinci. Mais precisamente no dia 15 de abril de 1452.

Polímata, Da Vinci exerceu funções de cientista, matemático, engenheiro, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. E acima de tudo foi um grande inventor. Deixou um legado de vários projetos como helicópteros, tanques de guerra, robôs, máquinas a vapor, submarinos, carros, bicicletas e uma série de outras idéias que, nos dias atuais, são concebidas por engenheiros e designers.

É interessante observar que muitas dessas engenhocas não saíram do papel na época, mas por meio de seus esboços foi possível reproduzi-los em nosso século. E funcionaram.

 

Abraço,

Ale.

 

Fonte: CNN.com