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  • 10 de fevereiro de 2012

    Gamification

    Acostume-se com o termo. Gamification, ou Gamificação, é a novidade do marketing digital. O termo dá nome ao movimento de transformar em jogos as situações, aplicações, hábitos de consumo ou qualquer outra coisa que (ainda) não seja um jogo – e ajuda a divulgar a marca e captar novos clientes.

     
    Como? “As empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca” – afirma Leandro Kenski, CEO de uma agência especializada em marketing digital.

     
    A idéia é trazer para o cotidiano das pessoas o uso de conceitos usados nos jogos, como o alcance de novos níveis, o acúmulo de pontos ou de símbolos de status, simbologia de êxitos quando objetivos importantes são alcançados e barras de progresso para atividades reais. Sempre em troca de alguma recompensa.

     
    No entanto, já começam a surgir idéias de gamification em áreas como a educação, a saúde e o meio ambiente, onde a recompensa não seria necessariamente algum desconto, mas a assimilação de informações e novas idéias, muitas vezes em benefício próprio.

     
    NEWSGAMES

     
    Outro movimento que vem ganhando destaque é o do Newsgames. São jogos online, mas com um diferencial: por meio de imagens, sons e dados, eles explicam e ilustram o que está rolando no mundo de maneira lúdica. “Como o próprio nome indica, trata-se de um jogo feito com base em informações e notícias de algo relevante ou de um evento em andamento. O conceito surgiu em 2003 e já faz sucesso em jornais como o El País e o The New York Times” explica a revista Superinteressante. É a Super também que criou um vídeo bem bacana explicando o processo de Gamification e o conceito dos Newsgames. Vale a pena conferir:

     

     

    Abraço,

    Ale.

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