Ficar em dúvida quanto ao descarte de materiais reutilizáveis ou tóxicos, sejam eles corriqueiros ou não, ainda é comum no Brasil. Para esses casos, o novo site Central da Reciclagem permite que você localize rapidamente os pontos de descarte existentes em sua cidade para 37 tipos de residuos sólidos, entre eles computadores e hardwares, embalagens longa vida, lâmpadas, óleo de cozinha, pilhas e baterias, embalagens de agrotóxicos, móveis, cartuchos e toners, eletrodomésticos, celulares, embalagens PET entre outros.
Basta selecionar o tipo de resíduo e em seguida digitar o nome da sua cidade e aparecerá um mapa indicando os locais para descarte. Também é possível localizar pontos que compram os materiais para serem enviados às recicladoras e fazer o cadastro de um ponto de coleta que não esteja no banco de dados.
O serviço é gratuito, oferecido pela rede ambiental Made in Forest. Vale lembrar que foi aprovada em agosto de 2010 a lei 12.305, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde até 2014 o país deverá acabar com todos os lixões, e os aterros sanitários deverão absorver apenas o que não for reutilizável ou reciclável. A lei cria obrigações tanto para os fabricantes, distribuidores e comerciantes quanto para os consumidores, e todos estão sujeitos a multas pelo não cumprimento das normas.
Fonte: viajeaqui.abril.com.br
Muito legal a iniciativa, mas ainda falta divulgação.
A lei 12.305 produzirá inovações na forma como é tratado a concepção de produtos, principalmente logísticas e de design.