Após oito anos sem novas aventuras, o mais famoso herói gaulês do mundo está de volta. Cinco milhões de exemplares do novo álbum Asterix entre os pictos, o 35ª da série, chegaram às livrarias de todo o mundo no dia 24/10 e devem reavivar um fenômeno global dos quadrinhos. No Brasil o lançamento será dia 1º de novembro.
As aventuras de Asterix com os pictos, temidos guerreiros da antiga Escócia, foram traduzidas para 23 idiomas e serão distribuídas em 15 países – sendo dois milhões de cópias destinadas à França, terra de origem do personagem, e três milhões para outras partes do mundo.
Esta é a primeira edição de Asterix sem a participação de ao menos um de seus criadores: o escritor René Goscinny, falecido em 1977, e o ilustrador Albert Uderzo, que desta vez restringiu seu trabalho apenas ao Obelix da capa. Em 2011, ele havia anunciado que não mais desenharia a série.
Mas Uderzo, que tem 86 anos, supervisionou a produção do novo álbum, cujas ilustrações são assinadas por Didier Conrad. Os textos são de autoria de Jean-Yves Ferris.
“Do início de outubro do ano passado até junho deste ano eu desenhei sem parar, noite e dia. Só no natal eu fiz uma pausa”, contou Conrad.
Asterix surgiu em 1959 e desde então virou um dos maiores sucessos dos quadrinhos mundiais. Os 34 episódios anteriores venderam mais de 352 milhões de cópias em todo o mundo e já foram traduzidas para mais de 110 idiomas e dialetos. As obras viraram quatro filmes de ação e nove animações, além de inspirar um popular parque temático, o Parc Asterix, 30 quilômetros ao norte de Paris.
Fonte: Deutsche Welle