DestaquesNotícias

Verde para a criatividade

By 12 de abril de 2012 janeiro 14th, 2019 No Comments

A exposição à cor verde, semelhante ao que encontramos na natureza, pode estimular a criatividade. Essa é a conclusão de um estudo feito por cientistas da Universidade Ludwig-Maximillians, de Munique, na Alemanha. A pesquisa, publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, perguntou a 69 homens e mulheres quais usos eles dariam a um tijolo. As respostas foram classificadas como tendo maior ou menor grau de criatividade. As mais óbvias, como “construir uma parede”, receberam menos pontos, sendo que respostas como “fazer o tijolo virar pó, misturar com água e usar como aquarela” foram classificadas como as mais criativas.

E onde entra o verde? Antes de responderem às perguntas, os participantes foram aleatoriamente expostos a desenhos de retângulos de diversas cores, como azul, cinza, vermelho, branco entre outros verdes. E os que viram os retângulos verdes foram os autores das respostas mais criativas. No entanto, entre vários tons, o verde que surtiu efeito é semelhante ao encontrado na natureza.

Apesar do resultado, a autora da pesquisa, Stephanie Lichtenfeld, não recomenda pintar paredes de escritórios com verde numa tentativa de estimular seus funcionários, a não ser quando as atividades realmente dependem da criatividade. Nos outros casos, cores como o vermelho também podem ter um impacto interessante, estimulando a interação entre a equipe.

E quais os resultados obtidos com as demais cores?

VERMELHO

Deve ser usado de forma estratégica, uma vez que pode gerar efeitos tanto positivos quanto negativos.  Assim como pode estimular a vitória se for usado em uniformes, não é recomendado utilizá-lo antes de provas por suscitar medo ao fracasso.

AMARELO

Associado ao bom humor, pode aumentar a capacidade de concentração e de foco. Pessoas expostas a ambientes amarelos se mostraram mais animadas e falantes.

AZUL

É uma cor que deixa as pessoas mais confortáveis e à vontade, podendo ser usada em quartos por seu efeito calmante e relaxante. Da mesma forma que o verde, também pode estimular a criatividade.

ROSA

Por ser uma variação do vermelho, é uma cor com poder estimulante, não sendo recomendada para obter efeitos calmantes ou relaxantes.

BRANCO

Assim como o vermelho, o branco está relacionado a efeitos positivos e negativos. Pode ser associado a autoritarismo, amplitude e pureza, mas também há ligações com enjôo, náusea, fadiga e dor de cabeça. Não é recomendado seu uso indiscriminado em escritórios, sendo interessante utilizá-lo com outras cores para servirem de descanso ao olho humano.

Que tal usá-lo com o verde?
É um teste interessante para criativos.

Abraço,

Ale

Via BBC