DestaquesNotícias

Um novo símbolo para a acessibilidade

By 23 de setembro de 2013 janeiro 10th, 2019 No Comments

O símbolo mundialmente conhecido de uma pessoa em uma cadeira de rodas para representar deficientes físicos, surgido em 1969, está presente no transporte coletivo, em vagas de estacionamento e em muitos edifícios.

Agora, um grupo de designers americanos autodenominado Accessible Icon Project quer dar a ele um ar mais atual. Seu novo desenho é baseado no antigo, mas mostra a figura inclinando-se para frente, ativamente empurrando sua cadeira de rodas.

Ele começou a ser usado como uma espécie de “arte de guerrilha” em um campus universitário de Boston, diz Sara Hendron, professora na Escola de Design de Rhode Island. Segundo ela, o antigo símbolo já se tornou invisível para as pessoas.

Mas para Barry Gray, que integra o comitê de símbolos gráficos da Organização Internacional de Padronização (ISO, na sigla em inglês), o significado não está muito claro. “A ideia do design está relacionada a uma cadeira de rodas em velocidade, mas não estamos tentando criar um símbolo de uma cadeira de corridas”, argumenta.

Há outra questão que envolve o símbolo antigo, que não é necessariamente abordada pela nova versão: ele representa um usuário de cadeira de rodas, mas foi criado para simbolizar acesso também para deficientes visuais e outros que não necessariamente usem cadeira de rodas.

Gray, por sua vez, diz que há conversas para melhorar a identificação de acessibilidade de um local para pessoas com outras deficiências – como mentais, por exemplo – mas alega que é muito difícil representar visualmente.

E Hendron admite que há limites para o que pode ser obtido com símbolos gráficos: “Não uso muito saias, mas o ícone de banheiros femininos costuma ser o da mulher de saia. Há um problema nisso? Provavelmente, mas é uma falha que eu aceito porque me permite identificá-lo rapidamente”.

 

Fonte: Damon Rose | BBC