DestaquesNotícias

Sistema de Identificação de Cores – Color Add

By 24 de outubro de 2011 3 Comments

O sistema de Identificação de Cor nomeado Color Add, desenvolvido pelo português Miguel Neiva, é o resultado de 8 anos de trabalho e apresenta uma solução para a implementação de um código universal para as cores.
Esta ideia foi considerada pela revista GALILEU da Editoda Globo (Brasil) como sendo uma das “40 ideias que vão melhorar o mundo”.

O sistema de identificação de Cor, é especialmente voltado para Daltônicos e pessoas com dificuldades em enxergar cores. Ele toma como base as cores primárias, o preto e o branco onde cada uma possui um símbolo gráfico.

Através de associações lógicas da combinação dos símbolos gráficos obtem-se as demais cores.

Segundo o criador do sistema “A totalidade do código, abrange um número considerável de cores e pode ser facilmente transmitido através de informação disponibilizada nos mais diversos suportes comunicacionais, nomeadamente painéis informativos, catálogos ou no próprio produto.”

 

“Para um daltônico, o desconforto psicológico da dependência de terceiros é incontornável na medida em que a alternativa é a insegurança quanto ao aspecto geral da indumentária, do ambiente doméstico, da orientação ou da identificação concreta quando a cor é fator determinante, podendo comprometer a aceitação do indivíduo em situações de integração social e/ou profissional.”

Veja algumas aplicações do Sistema na página do projeto > coloradd.net
Este é um belo exemplo de como o design pode contribuir em uma comunicação efetiva e em uma maior integração das pessoas à sociedade.

Um abraço e até o próximo post!

Jef

3 Comments

  • Eduardo M. Borba disse:

    Está aí um bom exemplo de como o mundo acadêmico pode contribuir na prática. O Color Add surgiu da tese de mestrado do designer Miguel Neiva na Universidade do Minho em Portugal. Utilizaram o design para melhorar algo na sociedade, protegeram a marca e foi criado uma equipe multidisciplinar para implantar o projeto. Brasil, é isso que temos que fazer!

  • Giovane Kuhn disse:

    Grande idéia,

    Desde 2006 venho pesquisando formas de minimizar as limitações dos daltônicos, até que este ano estou com o projeto TrueVision, uma tecnologia para smartphones e TVs que melhora a visão para os daltônicos.

    Submeti este projeto a um programa de inovação e gostaria da sua força para divulgar esta idéia, já que na fase inicial o voto popular é extremamente importante.
    Os detalhes do projeto estão em
    http://www.sinapsedainovacao.com.br/ideia/visualiza/262

    Os detalhes de como votar estão em
    http://tinyurl.com/vote-truevision-sinapse11

    Agradeço desde então a força, grande abraço
    Giovane Kuhn