DestaquesNotícias

Quando? Por que?

By 5 de maio de 2011 No Comments

Quando o design realmente será uma das principais soluções para a sociedade? Quando o designer ocupará os cargos de presidência e no conselho de administração das empresas no Brasil? Quando ganhará mais do que um médico? As perguntas parecem absurdas, mas a resposta não. Assim como a medicina faz diagnósticos para tratar e prevenir doenças ou melhorar a saúde de pacientes, o design também o faz para produtos, empresas e para toda sociedade.

Projetos de design, isto é, inovações, podem salvar ou alavancar empresas, nações. Uma inovação em design pode valer milhões e até bilhões de dólares. Entretanto, no Brasil, não é esta percepção que o setor de design consegue passar para o mercado. Mas por que isto acontece? Por que o design é conhecido, mas pouco valorizado? É simples, o design consegue agregar valor para os outros, mas não para si.

Ditados populares como: “casa de ferreiro, espeto de pau” ou “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, explicam um pouco desta situação do design em nosso país. Se isso não fosse verdade, a maioria dos designers estariam milionários criando seus próprios produtos e empresas para vender e distribuir pelo mercado nacional e internacional. Estariam patenteando marcas e produtos ganhando royalties sem sair de casa. Estariam nos cargos mais elevados das empresas. Infelizmente a realidade ainda é outra. Quais seriam as soluções?

Abraços,

Eduardo M. Borba