DestaquesNotícias

Os símbolos da República Federativa do Brasil

By 14 de novembro de 2011 No Comments

Amanhã, 15 de novembro, é dia da Proclamação da República, data para comemorar a queda da monarquia do então Império Brasil, de D. Pedro II, e a consequente instauração de um país governado por um presidente escolhido pelo povo, em 1889.

Esse fato histórico gerou os símbolos nacionais, que não se limitam à bandeira:

ARMAS NACIONAIS

O uso das armas nacionais é obrigatório no palácio da Presidência da República, nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados, Distrito Federal e municípios, nos quartéis militares e policiais e nos papéis de expediente, convites e publicações oficiais de nível federal.

SELO NACIONAL

É usado para autenticar os atos do governo e os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas. Trata-se de um círculo representando uma esfera celeste, idêntica à da bandeira nacional, tendo em volta as palavras “República Federativa do Brasil”.

AS DEZ BANDEIRAS DA HISTÓRIA DO BRASIL

A atual bandeira do Brasil foi projetada em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. É inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e divisa positivista “Ordem e Progresso” no lugar da coroa imperial. Inicialmente dentro da esfera estava representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da proclamação da República. Mas em 1992, uma lei alterou a bandeira para permitir que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estivessem representados por estrelas. O Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro, data em que ela foi adotada em 1889.

Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Abaixo você confere a linha do tempo das bandeiras do Brasil e a estrela correspondente de cada estado na bandeira atual:


Fonte: Almanaque Abril 2011

 

ARMAS NACIONAIS