DestaquesNotícias

Orquestra de bolso

By 26 de setembro de 2013 janeiro 10th, 2019 No Comments

Em comemoração aos seus 125 anos, a Royal Concertgebouw Orchestra (RCO), de Amsterdã, lançou um magazine para iPad e iPhone. O primeiro número da RCO Editions foi lançado dia 18/09, é inteiramente gratuito e se intitula Mozart on the Road, pois, assim como os músicos da Concertgebouw, Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) levou a música para os quatro cantos da Europa.

Além da ênfase no aspecto visual e na simultaneidade, a RCO Editions inclui também textos em inglês e holandês, que vão de ensaios analíticos, como Um encontro com Dom Giovanni: Casanova, Mozart e Da Ponte, de Ian Kelly, a cartas do compositor ao pai, e a novela A viagem de Mozart a Praga, de Eduard Möricke (1804 – 1875).

Além de uma hora extra de música e vídeo, gravados na venerável sala de concertos holandesa, o magazine concede espaço ainda a Joseph Haydn.

Em novembro, o segundo número da RCO Editions, Into the Light (Entrando na luz), aborda o tema morte, cristalizado no poema sinfônico Tod und Verklärung, de Richard Strauss.

A “Nona” como app

Ao contrário do aplicativo da Concertgebouw, o app Beethoven’s 9th Symphony, ou B9, lançado pela gravadora Deutsche Grammophon, funciona também em smartphones.

O app foca em uma única música, como indica o nome, iluminando-a de diversos ângulos. Numa linha do tempo, o usuário pode alternar entre quatro interpretações, visualizadas tanto na forma de partitura orquestral como em linhas coloridas, representando graficamente as alturas e ritmos e os diferentes grupos instrumentais.

 

Fonte: Deutsche Welle