DestaquesNotícias

O futuro é impresso em 3D

By 21 de outubro de 2011 One Comment

Uma tecnologia ainda não muito difundida mas que promete (e não só promete como cumpre!) é a impressão 3D. E se você acha que é útil apenas para pequenos objetos, ou coisas simples, prepare-se. É bem possível que em breve dirigiremos um carro impresso em 3D. E que seus filhos se divirtam com brinquedos impressos em 3D. E pasmem, que os transplantes sejam feitos com órgaos impressos em 3D.

Isso tudo já é realidade. O Urbee é um carro híbrido de dois passageiros, movido a etanol ou por um motor elétrico, cuja carcaça foi impressa camada por camada para ser posteriormente montada.

Carro Urbee

Carro Urbee

Tem também um videozinho bacana do carro em movimento:

 

No Reino Unido já existe uma aeronave, chamada SULSA, não tripulada, impressa em 3D e que voa com um motor elétrico. Ela pode atingir até 160km/h.

Aeronave SULSA

 

Já a Origo 3D é uma pequena impressora que transforma desenhos bidimensionais em brinquedos 3D. Além disso, se a criança não quiser mais o brinquedo, ele não precisa ser descartado. Simplesmente pode usar o mesmo material para transformar em outro brinquedo. A engenhoca ainda não é comercializada, mas poderá ser produzida em breve.

Origo 3D

 

Como se tudo isso não bastasse, cientistas alemães do Instituto Fraunhofer já conseguem criar vasos sanguíneos a partir de impressão 3D. É uma técnica que pode levar ao desenvolvimento de órgaos artificiais para transplante.

Vasos sanguíneos impressos em 3D

 

Qual será a próxima novidade, hein?

Fontes: Terra.com.br e Exame.abril.com.br

One Comment