DestaquesNotícias

Metodologia?

By 19 de maio de 2011 No Comments

Analisando as metodologias de design existentes, percebe-se que sempre aparecem de uma forma isolada e não integradas com outras áreas de gestão como finanças, recursos humanos, vendas, marketing, produção, logística etc. E como o design, hoje, tem impacto direto em quase todas as áreas de uma empresa, a realidade fica de certa forma desalinhada em relação a estes métodos. Outro ponto interessante nas metodologias existentes é que o fator PRAZO de entrega do projeto e de produção, tão importante nesse mundo empresarial dinâmico e competitivo, não aparece em destaque. E a etapa APRESENTAÇÃO de projeto, que constrói a percepção da proposta, onde está nas metodologias? Esta etapa é que baliza se o projeto terá muitas alterações ou não, isto é, se a empresa aprovará ou não a proposta de design, se o projeto terá prejuízo ou lucro. Prejuízo ou lucro é outro aspecto não apresentado nas metodologias de projeto. Todo projeto tem seu preço/hora, se fizer dentro do prazo com qualidade terá lucro e cliente satisfeito, se ultrapassar o prazo é prejuízo com cliente insatisfeito.

Perceba que estamos falando de vários pontos que até hoje não são bem administrados por falta de um método que incorpore estas necessidades atuais do mercado. Muitos dos cursos de design, dentre outras áreas que trabalham com projetos, utilizam como base para formação de profissionais publicações já obsoletas se considerarmos o mundo dinâmico em que vivemos. Isso representa uma barreira para carreiras, para a evolução do segmento de design e até mesmo para a sociedade. É necessária uma atualização de conceitos para esta nova realidade.

Abraços,

Eduardo M. Borba