DestaquesNotícias

Lançamento Mundial de Embalagens 2011

By 25 de janeiro de 2012 One Comment

Texto extraído de www.bdxpert.com

 

“O Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM acaba de publicar o relatório: Lançamentos Mundiais de Embalagens 2011. A pesquisa foi feita com base em uma amostra de 257.496 embalagens lançadas ao redor do mundo entre janeiro e dezembro de 2011. Os dados da pesquina mostram que durante 2011 as embalagens de produtos para mulheres principalmente cosméticos e esmaltes dominaram os lançamentos. A Unilever foi a empresa que mais lançou embalagens no mercado mundial.

Linha TRESemmé, da Unilever, empresa que mais lançou embalagens no mercado mundial em 2011

Esmaltes foram a categoria que mais cresceu em lançamentos de embalagens durante 2011

 

Os dados mostram ainda que houve um decréscimo de 6.868 unidades no lançamento de embalagens em 2011, se compararmos com 2010, ano que teve o lançamento de 264.364 embalagens. Este número representa uma queda de 2,6% no lançamento de embalagens em 2011.

O gráfico abaixo mostra os efeitos da crise no mercado global, uma vez que o consumo de embalagens é um dos parâmetros que nos permitem avaliar o nível de atividade econômica. A Alemanha foi o país que mais lançou embalagens em 2011 e o Brasil caiu uma posição, agora ocupa o 7º lugar no ranking mundial. Veja a seguir mais detalhes sobre a pesquisa:

Evolução do lançamento de embalagens nos últimos cinco anos

FONTE – GNPD Mintel

Categorias que mais lançaram embalagens em 2011

Mais uma vez observamos a preponderância dos produtos para mulheres nos lançamentos mundiais de embalagem. Os cosméticos responderam por 7 entre as10 categorias com maior número de lançamentos. Esmalte para unhas foi o destaque no período como categoria que mais cresceu em lançamentos. Isso demonstra que está havendo uma onda fashion relacionada à pintura das unhas.

A volta dos produtos de carne aos Top Ten em lançamentos, indica que essa categoria assumiu uma dinâmica de marketing mais agressiva em lançamentos de novas embalagens e ganhou força no mercado, especialmente os snacks de carne frios, embutidos e alimentos prontos de carne.

Posicionamentos mais adotados nos lançamentos de embalagens em 2011

O posicionamento destacado nas embalagens evidencia os apelos que os fabricantes consideram atrativos para os consumidores ou as preocupações que estes consumidores têm e os produtos precisam atender. Mais uma vez, os produtos naturais são destaque ressaltando características como “sem aditivos/conservantes”. Também merece destaque a preocupação com produtos éticos e biodegradáveis.

Países que mais lançaram embalagens em 2011

A Alemanha foi o país que mais cresceu em participação nos lançamentos. O Brasil caiu  uma posição em 2011 e agora ocupa a 7ª posição no ranking dos países que mais lançaram embalagens em 2011.

Empresas que mais lançaram embalagens em 2011

Aqui se confirma o destaque para o lançamento de cosméticos com a presença de grandes marcas do setor no grupo das empresas que mais lançaram embalagens no mundo em 2011. O destaque vai para a Unilever que assumiu a liderança no ranking.

Porcentagem de marcas privadas que lançaram embalagens em 2011

A marca própria manteve o mesmo percentual de participação nos lançamentos de 2011

Tipos de embalagem mais utilizado entre os lançamentos de 2011

As embalagens flexíveis mantiveram a liderança como tipo de embalagem mais adotada nos lançamentos de 2011 superando definitivamente a garrafa de plástico e vidro.

LANÇAMENTOS DE EMBALAGENS NO BRASIL EM 2011

Pesquisa feita com base em uma amostra de dados de 11.475 embalagens lançadas no Brasil em 2011 mostra que houve um decréscimo de 345 unidades no lançamento de embalagens, comparando-se ao ano de 2010, o que corresponde a uma redução de 2,92% no lançamento de embalagens em 2011. Em  2010 foram lançadas no Brasil 11.820 embalagens e em 2011 um total de 11.475.

Evolução do lançamento de embalagens no Brasil nos últimos cinco anos

O quadro no Brasil é praticamente igual ao que mostra os lançamentos no mundo em 2011

Categorias que mais lançaram embalagens no Brasil em 2011

No Brasil também são 7 as categorias de cosméticos entre as 10 com maior número de lançamentos. O destaque vai para esmalte para unhas, que confirmou seu crescimento no último ano. Batom foi a segunda categoria que mais cresceu em 2011.

Posicionamento mais utilizado nas embalagens lançadas no Brasil em 2011

Produtos não alergênicos e sem glúten aparecem em destaque nas embalagens brasileiras devido à legislação nacional que exige que essas informações constem nas embalagens.

Empresas que mais lançaram embalagens em 2011

Porcentagem de marcas privadas que lançaram embalagens no Brasil em 2011

A marca própria no Brasil ainda mantém uma participação menor que sua correspondente mundial.

Tipos de embalagem mais utilizado entre os lançamentos de 2011

Entre os lançamentos de embalagens em 2011 o Brasil segue o padrão internacional

CONCLUSÕES

O ano de 2011 não foi um bom ano para o lançamento de embalagens. Os lançamentos expressam a dinâmica de marketing das empresas e está deprimido porque os lançamentos têm um prazo de maturação de alguns meses e acabam repercutindo o grau de expectativa que essas empresas têm em relação ao mercado. No Brasil não foi diferente e o número de lançamentos caiu em 2011.

O grande destaque do ano foi o esmalte para unhas que assumiu a liderança nos lançamentos nacionais e alcançou a quarta posição nos lançamentos mundiais mostrando que a categoria assumiu a condição realmente fashion no mercado.

Produtos para cabelo que lideravam o ranking do Brasil perderam posição, inclusive para o batom, mostrando que a dinâmica de marketing dessas duas categorias líderes (esmalte e batom) está mais consistente.”

FONTE> http://www.bdxpert.com/2012/01/19/conheca-a-evolucao-do-lancamento-de-embalagens-em-2011/

One Comment

  • Edlainne Pereira disse:

    olá quero saber os procedimentos da empresa para estarmos fazendo uma parceria para uma empresa de cosmetico..

    estou no aguardo da resposta desse email…..

    obrigada!