DestaquesNotícias

FAZdesign no Vale do Silício 5

By 29 de janeiro de 2012 janeiro 14th, 2019 One Comment

À aproximadamente 1 hora de trém, partindo de San Francisco em direção a San Jose, esta encantadora cidade chamada Palo Alto tem profunda influência no Vale do Silício. Em 1891 foi fundada a Universidade de Stanford na cidade, a 2ª melhor universidade do mundo. Diversas mentes brilhantes passaram e ainda passam por este fantástico ambiente de conhecimento. É pura inspiração percorrer o campus. Nota-se que é mais do que uma universidade, é um conceito.

É uma sensação diferente caminhar observando a Stanford, existe felicidade e frustração ao mesmo tempo. Por um lado, ânimo de ver onde as universidades do nosso país verde e amarelo podem chegar. E por outro lado, visitar a 2ª melhor universidade do mundo e lembrar de como é levada a educação no Brasil. É impressionante como as universidades como a Stanford chegaram em um elevado posto na sociedade. A loja dentro da universidade, que vende de livros à eletrônicos, tem principalmente produtos com a marca da própria universidade. A universidade, isto é, o conhecimento, virou grife, um conceito, um estilo de vida. Espero ver algo semelhante em nosso país.

Ainda em Palo Alto visitei a sede da IDEO, a mais conceituada empresa de design e inovação do planeta. Criadora do conceito Design Thinking, hoje conta com uma equipe de aproximadamente 600 pessoas, entre designers, engenheiros, profissionais de business entre outros, que colaboram para um faturamento de cerca de US$ 100 milhões. Para quem não sabe, a IDEO é uma das empresas que ajudou tanto Bill Gates quanto Steve Jobs em diversas inovações. A IDEO é um importante exemplo de equilíbrio entre teoria e prática, entre a academia e o business, pois o fundador e diretor David Kelley é tanto executivo quanto professor da Stanford. O tour entre os prédios da empresa, vendo os profissionais trabalhando engajados para fazer a diferença neste mundo é um verdadeiro benchmarking. Em cada canto se observa o design, a inovação.

Ver uma equipe trabalhar em um grande projeto trajando perucas, óculos de sol coloridos, dentro deste trailer com interior psicodélico, ouvindo Pink Floyd em volume alto, é lembrar de que design é a alternativa divertida de se ter excepcionais resultados para empresas, seres humanos e o meio ambiente. Observar o verdadeiro design fluindo é revigorante, faz aumentar a vontade de cumprir o juramento que fiz na formartura de graduação do curso de design. Mais informações, detalhes e/ou imagens somente pessoalmente. Até o próximo post!

Abraços,

Eduardo M. Borba

One Comment