DestaquesNotícias

FAZdesign no Vale do Silício 3

By 23 de janeiro de 2012 No Comments

Definitivamente, o Vale é uma região globalizada. Todos os dias pessoas do mundo inteiro andam por ruas como esta da foto. Seja à trabalho ou estudo, representantes de diversas culturas estão aqui. É uma mistura de sotaques, estilos e hábitos. Conviver nesta diversidade faz com que se aprenda a respeitar mais o ser humano independente de sua cultura e suas peculiaridades. É um choque cultural à cada esquina que se dobra. Você pode estar em um pub irlandês e em poucos minutos pode estar em Chinatown.

É interessante observar como a inovação aqui é comum. A cada minuto aparece um novo produto na TV. Como já comentei em posts atrás, a educação é um diferencial desta região. No Brasil, em certas épocas do ano, universidades e faculdades fazem publicidade intensa de seus cursos de graduação e especialização. Aqui vejo publicidade de cursos de doutorado. A inovação aqui virou rotina. Neste ambiente é comum ter algum vizinho que criou algo para a NASA ou uma empresa que a vendeu por milhões dólares. Estas pessoas com alto nível acadêmico sendo ao mesmo tempo empreendedoras, estimulam cada vez mais outras pessoas daqui a criarem novos produtos e negócios.

Outra peculiaridade é o contraste do antigo com o novo. Ao mesmo tempo que existe a mais alta tecnologia nesta região, ainda se preserva as raízes do local. Observa-se isso na arquitetura e no transporte, como os bondes e cablecars do século XIX, que ainda estão em atividade e extremamente conservados.

Até o próximo post.

Abraços,

Eduardo M. Borba