DestaquesNotícias

Embalagem para reduzir o desperdício

By 6 de agosto de 2013 janeiro 10th, 2019 No Comments

Entre o campo e o consumidor final, o mundo desperdiça anualmente 1,3 bilhão de toneladas, ou um terço do total dos alimentos destinados ao consumo humano, segundo dados da FAO.

O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), 39% das frutas e hortaliças não chegam à mesa do consumidor. As perdas são atribuídas às embalagens deficientes e ocorrem principalmente durante o manuseio e transporte dos alimentos.

Para enfrentar o problema, uma equipe de designers do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), apoiada pelo Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desenvolveu o projeto Embalagens valorizáveis para o acondicionamento de frutas e hortaliças. O resultado foi um sistema que combina uma bandeja reciclável com uma base articulada e retornável.

As bandejas têm formatos variados, criados a partir do escaneamento 3D de frutas como caquis, mangas e mamões. Desse modo, o encaixe ergonômico evita que haja deslocamentos bruscos durante o período de transporte.

Também foram aperfeiçoadas as bases das embalagens – elas se dobram e se armam com um simples movimento, facilitando a logística, além de ocuparem menor tempo de montagem em relação às caixas convencionais. As bases das caixas também se encaixam entre si, o que permite o empilhamento unificado. Sem contar o fato de que a estrutura é aerada e leve. Tudo isso faz com que o impacto do transporte sobre os alimentos seja reduzido, diminuindo o desperdício ao longo da cadeia de venda e de distribuição.

O tamanho das caixas foi adequado aos pallets nacionais e europeus. As embalagens têm ventilação e resfriamento apropriados para quando as frutas estiverem empilhadas em mais caixas, evitando o amadurecimento precoce.

A embalagem carioca recebeu, em fevereiro de 2013, o prêmio IF Design Award, a mais importante condecoração internacional em design, que dá direito à exibição do selo de qualidade da IF.

 

Fontes: Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Embalagem Sustentável e eCycle