DestaquesNotícias

Design: a nova alquimia

By 10 de maio de 2012 janeiro 14th, 2019 6 Comments

A alquimia é famosa pelo mistério da transformação de metais inferiores em ouro e também, não menos importante, pelo elixir da longa vida.  Supostamente estes dois grandes objetivos da alquimia se obtém com a pedra filosofal, outro componente místico desta prática antiga que combina Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. O mais famoso alquimista foi o francês Nicolas ou Nicolau Flamel(século XIV) que, segundo a lenda, criou a pedra filosofal através de um livro misterioso.

Hoje, no século XXI, a alquimia virou lenda, mas a busca pela “mina de ouro” e pela longa vida ainda é a busca das pessoas e organizações. As empresas buscam por uma alquimia que transforme seus produtos/serviços em ouro(valor agregado) e que faça com que suas marcas e empreendimentos tenham longa vida. Será que existe algo que atenda este desejo?

Tenho uma tese de que tudo já existe, de que a criação e inovação nada mais é que unir conhecimentos distintos para se obter algo “novo” ou imitar a natureza. Por exemplo, se sua empresa precisa de mais agilidade e não sabe mais onde buscar conhecimento no segmento em que atua, a solução/inovação pode estar realmente outside of the box (fora da caixa), talvez na área de emergência de um hospital, onde a agilidade e efetividade dos processos salvam milhões de vidas. Uma espécie de Benchmarking Outside Of The Box, chamarei de FSD – Fast Solution Design. Eureca! Criei uma nova ferramenta de solução/inovação! Que nada, só uni conceitos distintos e dei um nome.  Este exemplo serve para responder se existe uma forma de alquimia que agregue valor e que prolongue o ciclo de vida de empresas. Sim, já existe e está diante do nariz de qualquer organização.

Assim como a alquimia, o design também é multidisciplinar, tem sua pedra filosofal que é seu método e os alquimistas que são os designers. Segundo o livro da CNI – Confederação Nacional da Indústria entitulado “A importância do design para sua empresa”, pesquisas internacionais dão conta de que, para cada dólar investido em design, há 5 de retorno. Temos exemplos nacionais frequentes como o Case da Nugali que, depois de passar pelo processo da FAZdesign, aumentou seu faturamento em 300% em 90 dias.

O design agrega valor e o constante investimento nesta pedra filosofal dá vida longa às empresas, marcas e produtos. A única diferença entre a alquimia e o design é que uma é lenda e a outra é real e acessível.

Abraços,

Eduardo M. Borba

6 Comments