DestaquesNotícias

De onde vêm as boas idéias?

By 10 de maio de 2011 No Comments

Não é preciso ser PhD em alguma área e muito menos ter capacidades mentais sobrenaturais para se ter “aquela idéia”. Para entender um pouco melhor de como se geram as boas idéias é importante lembrar a máxima de Thomas Edison de que “genialidade é 99% transpiração e 1% inspiração”. O 1% de inspiração deve ser tão forte para dar suporte aos 99% de transpiração. Para isso temos que ter uma causa nobre, algo no qual realmente acreditamos e não superficialidades.

Um paradigma egocêntrico que deve ser quebrado é de que as idéias são construídas por um só indivíduo. O nome Thomas Edison só é conhecido hoje por causa do trabalho em equipe, pois existiam várias pessoas em diversos projetos das famosas invenções desenvolvidas. Thomas envolveu estas pessoas em uma causa nobre e entraram para a história. Portanto, as melhores idéias são geradas em equipe e não por cientistas malucos isolados em seus laboratórios de pesquisa.

Um bônus de ter uma causa nobre é que temos mais foco e perseverança para construir as idéias e torná-las bem sucedidas. Dinheiro é um dos indicadores/conseqüência do resultado deste processo, não tem vida longa e nem se sustenta como grande causa ou projeto de vida. O esforço nesta jornada é uma prazerosa aventura. Por isso, inspire-se para transpirar. Desejamos ótimas idéias à todos!

Abraços,

Eduardo M. Borba