DestaquesNotícias

Crise = Inovação

By 20 de abril de 2012 janeiro 14th, 2019 No Comments

“A crise é uma benção, porque faz a vida mais interessante e força a mudança.” Você deve estar se perguntando: quem é o louco que disse esta frase? O louco é um homem prático, inovador e milionário chamado Jorge Gerdau. Gerdau fez esta declaração em um recente Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios promovido pelo SEBRAE.

A citação de Jorge Gerdau é forma atual do pensamento de Platão, “A necessidade é a mãe da invenção”. Nesse contexto, a crise é melhor oportunidade para alavancar inovações. Mas qual é o real benefício de se inovar? Analisando a tabela acima fica evidente as vantagens da inovação. Observe que o faturamento das empresas que inovam é de aproximadamente de R$ 135,5 milhões, enquanto na outra ponta das empresas que não inovam é de R$ 1,3 milhões. Sem contar que as empresas que inovam empregam muito mais e pagam melhores salários. 

Até mesmo na medicina há indícios de que, sair da zona de conforto pode ser A oportunidade. Segundo o psicanalista Contardo Calligaris, “o antídoto para tanto mal-estar no mundo não é a fluoxetina, mas a coragem de ter novas experiências”.

Existe um mundo real por trás da “vida perfeita” expressada pelas pessoas no Facebook, de altos e baixos, alegrias e tristezas. Nossa cultura social evita a palavra CRISE por acreditar que é algo negativo, quando é algo natural. Mas pense comigo, como pode a crise ser negativa se gera inovação que é positiva? Seja pela oportunidade ou pela necessidade, não importa, hoje sabemos que somos obrigados a inovar. É a natureza dos negócios, é a natureza da vida.

Se CRISE = INOVAÇÃO, isto é, algo positivo, então desejo à você muitas crises!

Abraços,

Eduardo M. Borba