DestaquesNotícias

Com a palavra, as empresas.

By 9 de dezembro de 2011 2 Comments

O que diz a CNI – Confederação Nacional das Indústrias:

“A crise externa é o principal risco aos investimentos das empresas em 2012. Para 75,7% dos empresários, as incertezas em relação ao desempenho da economia mundial podem comprometer os planos de expansão futuros. Em 2011, 42,2% das empresas adiaram ou cancelaram investimentos principalmente por causa das turbulências econômicas. As informações são da pesquisa Investimentos na Indústria, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira, 2 de dezembro.

Além da crise, as empresas estão sentindo o acirramento da concorrência. Por isso, pretendem aumentar os investimentos em inovação e ganhar competitividade. No próximo ano, 20,9% das empresas têm como principal foco dos investimentos a criação de produtos.”

O que diz o Presidente da FIESC – Glauco José Côrte (em entrevista para o programa de TV Estado de Excelência):

“Ao longo dos anos o setor industrial catarinense tem investido muito em máquinas, equipamentos, ampliação da produção. Chegou a hora de nós concentrarmos investimentos em design. É uma forma moderna, eficiente e competitiva de conquistarmos mercados agregando valor aos produtos de SC.”

Então, acho que não preciso falar qual será o melhor investimento para as empresas brasileiras em 2012!

Abraços,

Eduardo M. Borba

Fonte: CNI, Programa Estado de Excelência, Marcos Paulo(imagem).

2 Comments

  • Caros!

    Muito interessante o texto, porém além da inovação e melhor a competitividade, as organizações devem rever os seus processos e reduzirem os desperdícios. Neste sentido a filosofia Lean é uma metodologia que pode gerar um diferencial se for seguida a risca. Eu estou fazendo mestrado e a linha de pesquisa é adaptar a filosofia Lean da manufatura para a logística, também sou responsável por aplicar esta metodologia na logística de uma empresa multinacional na qual eu trabalho por 17 anos. Eu acredito que é estratégia de melhoria continua é a única saída para as organizações se manterem no mercado globalizado.
    AT.
    Flávio Belli

    • Borba disse:

      Obrigado Flávio pela colocação! O Lean é uma ótima ferramenta de gestão e concordo com você com relação a melhoria contínua, pois é daí que vem à tona diversas inovações. Abs.