DestaquesNotícias

Brasil aos olhos alemães

By 15 de julho de 2013 janeiro 10th, 2019 No Comments

A Feira do Livro de Frankfurt é uma tradicional feira do setor editorial que acontece desde 1949 e reúne especialistas de todo o mundo.

Desde 1988 um país é escolhido para ser homenageado e apresentar a literatura nacional, e em 2013 o convidado de honra é o Brasil.

Para a divulgação, um concurso de cartazes é realizado pelo evento. Este ano um total de 80 projetos foi submetido por jovens designers de quatro universidades da região. No entanto, o cartaz vencedor tem gerado controvérsias. No ano passado, o diretor da feira, Jürgen Boos, havia dito que o Brasil não se resume a “samba e Ipanema”. Mas o cartaz vencedor estampa um cachorro da raça teckel, ou dachshund, vestido como um carnavalesco, acompanhado da frase “Esperando pelo Brasil”.

“Dackel” – Yvonne Winnefeld

Em segundo lugar ficou “Jogador de futebol”, uma brincadeira com a imagem de Pelé segurando um livro:

“Soccer Player” – Victor Vila Guerrero

Em terceiro lugar, intitulado “Livro de Plantas”, misturando o objeto da feira com a flora brasileira:

“Pflanzenbuch” – Michelle Pfeifer

 

De acordo com reportagem da Folha, Karina Goldberg, assessora-executiva da feira e uma das organizadoras do concurso, diz que o teckel “é uma verdadeira instituição, um símbolo alemão relacionado a conforto, estilo, mas também a uma nobreza decadente e fora de moda”.

Para ela, fantasiar o cachorro é transformar um pouco o alemão em brasileiro, tirar-lhe de seu cotidiano e dar mais agito, cor e animação.