DestaquesNotícias

Além da sustentabilidade

By 8 de outubro de 2012 janeiro 11th, 2019 No Comments

A sustentabilidade está relacionada com o desenvolvimento econômico e social sem comprometer o meio ambiente, usando os recursos naturais de modo que não comprometa as necessidades das gerações futuras.

Mas para Michael Pawlyn, sustentabilidade é agredir o ambiente de forma mais lenta. Para o arquiteto especialista em biomimética, ficamos preguiçosos na “era dos combustíveis fósseis”, e ele defende a construção de estruturas e materiais 100% ecológicos, em vez de apenas reduzir os danos.

Bio = vida; mimetismo = imitação, adaptação. É a ciência que estuda as estruturas biológicas de forma a imitar os seres vivos e aplicar soluções baseadas na Natureza em diversos domínios da ciência.

Em 2011 Pawlyn deu uma palestra sobre o assunto no TED, onde usou alguns projetos próprios como exemplo. Para ele, há três grandes mudanças a serem feitas: 1- Uma mudança radical na eficiência dos recursos; 2- Mudar de um sistema linear que desperdiça e polui para um modelo de circuito fechado; 3- Mudar de uma economia movida a energia fóssil para uma movida a energia solar.

Vocês podem olhar a natureza como se fosse um catálogo de produtos, e todos eles foram beneficiados por um período de 3,8 bilhões de anos de pesquisas e desenvolvimento. E dado aquele nível de investimento, faz sentido usá-los”. Assista ao vídeo:

Fonte: Galileu