DestaquesNotícias

World Design Capital 2014

By 22 de novembro de 2013 dezembro 19th, 2018 No Comments

World Design Capital é um projeto que procura destacar as realizações que estão alavancando o design como uma ferramenta para melhorar a vida social, cultural e econômica das cidades. Realizado a cada dois anos, consiste em um programa de eventos relacionados ao design que ocorrem durante todo o ano e é liderado pelo ICSID (Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial).

A iniciativa começou em 2008 com a cidade de Turim, na Itália. Em 2010 foi a vez de Seul, na Coréia do Sul. A última edição realizada, em 2012, teve como sede a cidade de Helsinki, na Finlândia.

Para o World Design Capital 2014, a escolhida foi a Cidade do Cabo (Cape Town), na África do Sul.

Com o tema “Live Design. Transform Life“, querem construir de uma maneira mais sustentável a inclusão social e econômica dos sul-africanos. Isso significa reimaginar diversos espaços públicos e mudar a rotina das pessoas para alterar a sua realidade.

Serão diversas atividades, exibições, iniciativas e eventos paralelos durante o ano todo, sobre como o design poderá transformar vidas (principalmente em diversas áreas pobres do país). Em 2014, a Cidade do Cabo ainda conta com a celebração de 20 anos de democracia e fim do apartheid.

Quatro temas principais serão desenvolvidos:

– Inovações africanas e conversações globais: ideias para se espalhar pelo mundo;

– Abertura de um caminho, sem separação, para o design reconectar e reconciliar a cidade e suas comunidades (que até hoje são bem divididas por conta do apartheid);

– Construir hoje um futuro melhor: soluções sustentáveis para as pessoas e o planeta;

– Espaços e objetos mais bonitos: inspirar a arquitetura, design de interiores, gastronomia, moda, acessórios, craft, arte e a criatividade;

Confira algumas imagens do escritório sem fins lucrativos que fica no The Fringe District, um dos bairros mais criativos da cidade. O conceito e decoração é de Etienne Hanekom, premiado designer do país. O espaço foi construído em 4 semanas utilizando peças recicladas, industriais e novas tecnologias.

As cores amarelo e preto fazem jus a toda a comunicação gráfica do evento. Além disso, todos os moradores que queiram apoiar a ideia ganham tinta amarela de graça para pintar suas casas e estabelecimentos comerciais.

 

Fonte e Imagens: Follow the Colours e WDC2014.
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?