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Quanto vale sua marca?

By 19 de fevereiro de 2013 janeiro 10th, 2019 No Comments

Muitas empresas ainda pensam que construir uma marca é investir somente em publicidade e propaganda. As empresas com este raciocínio já foram ou ainda são denunciadas pelos clientes e consumidores com a famosa “propaganda enganosa”. Não parece óbvio ter isso como resultado se você fala uma coisa e faz outra? Pois é, mas muitas empresas ainda operam neste modelo ilusório no mercado.

A marca é o que sua empresa é. E a comunicação simplesmente reforça isso. Quando se comunica algo que você essencialmente não é, isso soará em algum momento como mentira que romperá qualquer relacionamento. Como exemplo, muitos casamentos se acabam exatamente por isso, a falta de sintonia entre o discurso e as atitudes. No relacionamento entre marcas e clientes não é nada diferente. O curioso é que muitas marcas acreditam na sua mentira.

A comunicação é só um reflexo do que sua empresa é. Mas claro temos o exemplo inverso, como Hitler que usou a comunicação para criar ilusoriamente o seu mundo. Onde está o Hitler e seu nazismo hoje? Vemos que não é sustentável esta estratégia à longo prazo, pois não gera benefícios coletivos. Diferente de um propósito nobre. Se Jesus fosse uma empresa, ela teria mais de 2000 anos e já com 6 bilhões de produtos vendidos(bíblias).

Quando se tem auto-conhecimento do que a sua empresa realmente é, fica mais fácil saber o que comunicar. Um bom exemplo é a RedBull que investiu 35% do seu faturamento em ações de marca. Sem dúvida a sua empresa gostaria de ter os bilhões em faturamento da Redbull, mas investe para tais resultados aparecerem?

Steve Jobs teve a ideia de colocar a agência de publicidade literalmente dentro do prédio da Apple para a agência conseguir transmitir na comunicação a essência da empresa, além de investir incansavelmente em design. Bem, não preciso falar dos resultados destas atitudes.

Resumo da ópera, a sua marca é proporcionalmente o quanto você investe nela não só em termos financeiros mas também de energia e conhecimento para ter consciência do que sua marca é para saber o que comunicar. Quanto a sua empresa investe em design, pessoas, comunicação…..? A resposta será o valor da sua marca.

Abraços,

Eduardo M. Borba

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